Gisele Maletta Mara

BIO

"Gosto de dizer que a minha paixão pelos perfumes nasceu comigo. Quando pequena, eu fazia “perfuminhos” para minhas bonecas com as flores da minha mãe, que tem como dom o plantar e o fazer florescer. Cresci envolta pelas plantas dentro da sua flora, a "Orvalho Flora e Artesanato". Foi por lá, na Belo Horizonte da década de 70, que o meu amor pelos aromas floresceu. Adorava estar ali só para sentir o cheiro de jasmim que me fazia lembrar de mim, das rosas com seu cheiro de amor e do alecrim que carrega uma inebriante sensação de alegria!

No final da década de 80, fui estudar medicina chinesa e viajei inúmeras vezes para a China. Meu lugar preferido eram as farmácias tradicionais. Passava horas entre as plantas medicinais e os aromas que exalavam do preparo das sopas terapêuticas, dos óleos medicados, dos bálsamos de flores brancas e dos óleos essenciais que se entrelaçavam com os perfumes das rosas, flores de lótus, jasmins, osmanthus e peônias enormes que coloriam os pátios cinzentos dos “hutongs.” Ainda posso sentir esses cheiros na ponta do meu nariz - isto é incrível!

Na década de 90, me tornei empresária e levei minha expertise para o ensino das terapias integrativas e para o laboratório de plantas medicinais, administrando processos e pessoas até que em 2015, quando me senti atingida por uma crise existencial. Fui buscar apoio na ayurveda e na aromaterapia. Elas me ajudaram a voltar a sentir os cheiros da vida novamente e, com isso, voltei a fazer os meus “perfuminhos” para a alma.

Foi neste processo de investigação pessoal que a alquimia dos perfumes fez o ponto de mutação e de integração entre o meu conhecimento das medicinas ancestrais com a perfumaria botânica. Foi aí que eu senti o meu florescer."

Kyphi

Os aromas da minha vida

"A perfumaria chegou à minha vida de maneira sutil e despretensiosa, como um resgate de alma. Fiz um, dois, três cursos de perfumaria natural, mas ainda não achava o suficiente, precisava buscar a origem daquilo que tanto me encantava. Foi então que encontrei a “Natural Perfume Academy” por meio da perfumista Ane Wash, a quem eu honro e agradeço por me inspirar e me orientar com todo seu amor nesta jornada perfumada.

Neste caminho de descobertas, veio o reaprender a sentir os cheiros de maneira consciente, de analisar e anotar tudo que vinha à mente nas páginas do meu “Diário do Perfume”. Ao abrir cada vidrinho de óleos essenciais, um mundo mágico se revelava em uma sinfonia aromática entre notas e acordes que bailavam perfumando as memórias de estar nesta vivência, em êxtase!

Nesta viagem olfativa, um a um dos compartimentos do meu sistema límbico se abriam, despertando meus sentidos e as memórias de quem eu sou. Neste processo de investigação dos perfumes e de mim mesma, um universo de inúmeras possibilidades foi se manifestando para mim.

Não poderia imaginar a grandiosidade e complexidade que é a arte da perfumaria. Estudar sua história ancestral - desde a alquimia - me instigou a investigar o caminho que o perfume percorreu desde os primórdios da civilização, quando os homens queimavam plantas aromáticas como oferenda aos deuses até chegar ao Antigo Egito, onde o perfume era considerado um sacerdócio, usado em rituais sagrados para se conectar ao divino.
Este perfume era conhecido como Kyphi, o perfume dos deuses, um incenso considerado sagrado e medicinal pelos antigos egípcios que deu origem aos primeiros perfumes da humanidade.

Não pensei duas vezes e me aventurei na jornada do Kyphi, conduzida pela mestra dos perfumes, Justine Crane. Fazer este incenso foi como um processo iniciático na perfumaria botânica. Para realizar este incenso, é preciso seguir uma formula que está descrita nas pedras do Templo Edfu. Nela, consta que cada matéria-prima precisa ser trabalhada em um dia. Sendo 16 plantas medicinais ancestrais, cada uma com sua explosão de aromas, bálsamos que se mesclavam entre as descobertas descritas em escrituras sagradas. Conheci as matérias-primas na sua forma mais primordial e as triturei uma a uma manualmente até virar pó. Em seguida, as macerei junto ao vinho em um tacho de cobre para esperar o processo gestacional. A última fase foi dissolver as resinas mirra, olíbano e pinho no mel, um deleite dos deuses para juntar todas as partes, assim como Isis juntou as partes do corpo de seu esposo Osíris. Era como se eu também estivesse reunindo em mim cada parte minha que havia se perdido: paciência, atenção, disciplina e cuidados necessários para renascer e exalar o perfume dos deuses. Durante o preparo deste incenso, cada dia também colocava uma parte de cada matéria-prima no álcool. Assim nasceu a “Tintura Mãe Kyphi” para fazer perfumes. Cozinhei a outra parte lentamente em óleos vegetais, deste modo surgiu o “Macerado Kyphi” para unguentos e óleos perfumados.

Fazer o Kyphi foi um processo de revelações, que me inspirou a criar o conceito da minha marca e da minha primeira linha de produtos."

CRIAÇÕES

Kyphi Brazil

 

A KYPHI – A Botica do Perfume foi inspirada pela paixão de fazer perfumes como antigamente mesclada com o conceito de perfumaria de atelier: artística e artesanal. Faço perfumes customizados com a história e preferências individuais, com respeito à liberdade de ser e de sentir. Um processo em que histórias, emoções e sentimentos são a minha inspiração para a criação de um perfume com alma.

 

LINHA KYPHI

 

  • Incenso dos deuses – Kyphi
  • Perfume dos deuses 
  • Perfume das deusas 
  • Unguento dos deuses 

 

PERFUMARIA ATELIER 

 

  • Perfumes personalizados
  • Perfumes terapêuticos 
  • Perfumes sólidos
  • Óleos perfumados
  • Óleos terapêuticos 
  • Velas para massagens 
  • Saboaria 

VISÃO

Fazer perfumes naturais é a arte de transformar os recursos da natureza em perfumes únicos, é um resgate da perfumaria de atelier associada às técnicas e costumes atuais, com responsabilidade ambiental e sustentabilidade para que essa arte não se perca na história e no tempo.

Gisele Maletta Marra

Perfumista Botânica de Atelier

Terapeuta Integrativa 

Administradora de Empresas

CONTATOS

Midias sociais:

@KYPHI__ Botica do Perfume

@Giselemalettaperfumista

Kyphi Parfumi
giselemmarra[a]gmail.com

Last modified: Friday, 28 January 2022, 4:15 PM